Guaramiranga é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na região serrana do estado, microrregião de Baturité e mesorregião do Norte Cearense. O município tem cerca de 5.800 habitantes e 108 km², e sua sede se localiza a 865 metros de altitude.
O topônimo Guaramiranga vem do Tupi guará(vermelho) e miranga ou piranga( garça), significando Pássaro Vermelho. As terras da atual Guaramiranga eram habitadas por várias etnias, sendo a principal os Kanyndé[7],[8].
VegetaçãoLocalizado no Maciço de Baturité, tem uma vegetação variada desde a Caatinga arbustiva densa, floresta subcaducifólia tropical, floresta úmida semi-perenofólia, floresta úmida semi-caducifólia, floresta caducifólia e Mata Ciliar. Aqui existe uma APA.
EconomiaA base da economia local é a agricultura: algodão, banana, arroz, cana-de-açúcar, milho e feijão; pecuária: bovino, suíno e avícola. Ainda exitem duas indústrias de produtos alimentares).
Foi registrado a ocorrência de Caolim (uma variedade da argila) em seu território
TurismoO turismo é uma outra base da economia devido a cidade destacar-se pelo clima, pelas belas paisagens e pelos eventos que acolhe durante o ano todo, pode-se citar, entre outros:
Guaramiranga é um dos mais disputados destinos de Carnaval dos cearenses, pois oferece uma opção para aqueles que preferem ficar longe do forró e do Axé que normalmente agitam as massas no litoral do estado. Nesse período, a cidade abriga o Festival de Jazz e Blues – evento que conta com a participação de grandes nomes da música nacional e internacional. As noites frias da pequena cidade fervem com música da melhor qualidade e uma legião de apreciadores que lotam as ruas e hospedagens (muitas vezes improvisando em barracas de camping e casas alugadas por moradores).
Além das atrações culturais, Guaramiranga encanta pelos atrativos naturais. Por estar localizada no Maciço de Baturité, região serrana (a aproximadamente mil metros acima do nível do mar), as temperaturas são sempre amenas, geralmente entre 16 e 25º (No mês de Julho, a temperatura pode atingir 12°C, proporcionando um frio agradável), e a vegetação é composta de remanescentes de mata atlântica. Por essas condições climáticas, é conhecida por “suíça cearense”.
Guaramiranga é conhecida também por “cidade das flores”. A origem desse título reside na tradição do cultivo de rosas no Maciço de Baturité.
Também de valor histórico, a Pousada dos Capuchinhos, antes um mosteiro, é uma excelente opção de visita para os que por ali passam, mesmo que não estejam lá hospedados; já os pousados despertam diuturnamente com cantos gregorianos. A beleza circundante a esse antigo mosteiro excedem ao seu valor histórico.
As trilhas ecológicas são o forte para o mais dispostos fisicamente. Os que preferem menos esforço podem conhecer a Cachoeira do Perigolocalizada em Baturité, proximo ao Município de Guaramiranga. Situado em propriedade particular, é cobrado uma pequena taxa de manutenção para custos de limpeza e manutenção, ficando o visitante livre para passar todo o dia em banhos em cascatas que encantam. Mas não se engane o visitante, o local deve ser visitado com cautela na parte mais alta que tem proteção de cordas antes da queda d'água. Alguns mais afoitos ou menos sóbrios insistem em desafiar o perigo na região mais íngreme e alguns acidentes fatais já ocorreram.
Nas opções de lazer há pesque-pague, com infra-estrutura elogiável, e apesar de administrado por descendentes de japoneses, os preços estão compatíveis com a realidade brasileira.
Os visitantes de Guaramiranga também são estimulados a conhecer, próximo a cidade, o Pico Alto, local de maior altitude no Maciço de Baturité, com 1115 metros, e conseqüentemente de menores temperaturas, que podem chegar a 10°C em Julho. Proporciona ainda um mirante onde os visitantes desfrutam de um prazeroso pôr do sol.
As críticas a expanção turistíca, que pesam sobre Guaramiranga estão na especulação imobiliária e o forte domínio do capital estrangeiro na hotelaria: alemã, portuguesa, italiana. Um consumidor menos cauto poderá pagar a preço de dólar por uma refeição, contudo existem opções menos onerosas para o visitante. Na alta estação, ninguém escapa, tudo é cobrado como quem cobra para estrangeiro. Só escapando os trabalhos manuais do artesanato regional de excelente qualidade.
CulturaOs principais eventos culturais são:
Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição em 8 de Dezembro.
Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga no período do Carnaval;
Encontro de Cordelistas da Serra em 1 de Maio;
Coroaçãode Nossa Senhora de Fátima em 31 de Maio;
Festival do Vinho;
Mostra Junina;
Feira de Negócios Turísticos do Maciço em julho;
Festa de Santo Antônio em 24 de Agosto;
Festa de Santo Agostinho, na segunda quinzena de agosto;
Festival de Flores em Agosto;
Festa de Nosso Senhor do Bonfim em 9 de Setembro;
Festa de Santa Teresinha, na Botija, na segunda quinzena de outubro;
Dia do Município em 22 de Setembro;
Festival Nordestino de Teatro Amador em Setembro;
Festa de São Francisco em 4 de Outubro;
Festival de Fondue;
Festival de Gastronomia de Guaramiranga em Outubro;
OctoberFest de Guaramiranga em Outubro;
Ligações externasPágina da prefeitura
Mapa de Guaramiranga
Mapa de Guaramiranga
Página do IBGE
Página do Ceará
Portal Guaramiranga
portal de guaramiranga.
Serra da Ibiapaba (Serra Grande) - Clima ameno e aconchegante no Ceará
A Serra da Ibiapaba, mais conhecida como Serra Grande, é na sua maior parte, um planalto que vai de Viçosa do Ceará até o município de Parambu, também no Ceará, e separa este estado do estado do Piauí. A Ibiapaba é grande produtora de frutas e verduras, além ser atualmente o celeiro de grandes plantações de flores.
Temperatura: 16 a 28 graus.
Altitude: Cerca de 900 metros em média.
Cidades Principais: Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá e Ipu.
Viçosa do Ceará é uma cidade tradicional, tranquila, limpa e aconchegante. Um excelente lugar para se repousar. Ali a natureza é generosa, abundante. É tudo verde. Desde 14 de agosto de 2003 foi declarada patrimônico histórico nacional. Por si só Viçosa é uma atração turística. O povo é hospitaleiro. É a terra do jurista Clóvis Bevilaqua, do general Tibúrcio e general Bizerril. É ligada por ônibus à capital Fortaleza que está a 340 quilômetros de distância.
SERRA DO BATURITÉ- CE
BATURITÉ
A expressão Serra, com que designa Baturité, acaba por se constituir um pleonasmo, pois a toponímia, na suas origens indígenas, originária do tupi, significa Serra Verdadeira. Baturité tem como data de criação o dia 06 de agosto de 1763, com a instalação em 31 de março de 1764. A cidade fica no sopé do Maciço, numa altitude de 175m acima do nível do mar. Estando a 106km de Fortaleza, Baturité tem uma área de 347,30 quilômetros quadrados. Seu acesso se dá pelas CE-060 e CE-356. Limita-se ao norte com Pacoti, Redenção e Guaramiranga, ao sul com Itapiúna, à leste com Aracoiaba e à oeste com Mulungu e Capistrano.
À época da riqueza do café, foi município dos mais ricos do Estado. Conta hoje com uma população aproximada de 30 mil habitantes. Repleto de sítios, explora bem uma fruticultura, se não é tão extensa como no passado, ainda tem esta atividade como uma das básicas de sua economia, aliada a horticultura. O clima da cidade, por estar abaixo das outras cidades serranas, é um pouco mais elevado, sendo semelhante ao da capital, mas sendo privilegiado pela vegetação que ali cerca, com uma temperatura que vai da máxima de 30ºC e da mínima de 24ºC. Baturité é detentor de uma das últimas reservas da Mata Atlântica do Ceará, perfeito para a prática do Ecoturismo.
Vista da cidade de Baturité do alto da serra, onde está localizado o Mosteiro dos Jesuítas
* Atrativos Naturais:
Com clima ameno e mirantes da cidade, Baturité conta com uma APA (Área de Proteção Ambiental), decretado em 18 de setembro de 1990, onde são preservadas a vegetação e fauna nativa da região. O lugar é ótimo para se fazerem trilhas ecológicas, caminhadas que fazem bem ao espírito, onde podemos sentir de perto a natureza, respirando um ar puro, longe do stress das cidades grandes. Em meio a bela paisagem, encontramos as Cachoeiras da Volta, do Frade, do Perigo e do Jordão. Existem ainda os Poços da Moça e da Panela.
* Atrativos Históricos/Culturais:
Sem dúvida ao chegar em Baturité notamos logo que a cidade tem muita história para contar. Como monumentos representativos da história da cidade, temos: a Igreja Matriz, de estilo colonial, que foi construída em 1764; a Estação Ferroviária, que foi umas das primeiras construídas no Ceará e que possuiu papel importante na economia cafeeira; a Via Sacra, com 365 degraus, representando o marco de sentimento religioso do povo de Baturité, onde a escadaria nos leva a uma imagem de Nossa Senhora no alto da serra; perto de lá está a Escola Apostólica dos Jesuíta, também conhecido como Mosteiro dos Jesuítas, com arquitetura belíssima que chama atenção de quem passa, até porque ali podemos ter uma bela visão da cidade de Baturité; a Casa do Comendador Ananinas Arruda, que é hoje um museu histórico; o Sítio Arqueológico Serra do Vicente; e ainda belos e amplos prédios e casarões como o Palácio Entre Rios, Prédio da Cultura, Galeria de Arte Olavo Dutra Alencar, entre outros que juntos constituem um rico acervo da História Regional.
Os atrativos culturais de Baturité são caracterizados por: rico artesanato em traçados de taboca, cipó-imbé e arranjos florais; o Auditório Comendador Ananinas Arrudas, com capacidade para 400 pessoas; a Biblioteca Paulo VI, do Colégio Nossa Senhora Axiliadora, que tem um acervo com mais de 3 mil livros; a Biblioteca Pública Senador Menezes Pimentel, com mais de 4 mil volumes; além de possuir um Grupo de Arte e Teatro, Cooperativa Artesanal e um Banda de Música.
As principais manifestações e tradições culturais são: FENEBE - Feira de Região do Maciço, em setembro; Feirarte de Baturité, em abril; Feira Livre; Exposição de Artesanato (móvel); Dia do Município, no dia 14 de abril; e a famosa Festa do Chitão, que acontece todo ano, onde existe a reunião de grande bandas de forró, atraindo pessoas da capital e de cidades próximas, transformando Baturité a grande sensação do mês de junho.
Estação Ferroviária de Baturité, uma das primeiras a ser construída no Estado do Ceará, caracterizada pela "Maria-Fumaça"
Igreja Matriz (1764) Escola Apostólica dos Jesuítas, mais conhecida como Mosteiro dos Jesuítas
A expressão Serra, com que designa Baturité, acaba por se constituir um pleonasmo, pois a toponímia, na suas origens indígenas, originária do tupi, significa Serra Verdadeira. Baturité tem como data de criação o dia 06 de agosto de 1763, com a instalação em 31 de março de 1764. A cidade fica no sopé do Maciço, numa altitude de 175m acima do nível do mar. Estando a 106km de Fortaleza, Baturité tem uma área de 347,30 quilômetros quadrados. Seu acesso se dá pelas CE-060 e CE-356. Limita-se ao norte com Pacoti, Redenção e Guaramiranga, ao sul com Itapiúna, à leste com Aracoiaba e à oeste com Mulungu e Capistrano.
À época da riqueza do café, foi município dos mais ricos do Estado. Conta hoje com uma população aproximada de 30 mil habitantes. Repleto de sítios, explora bem uma fruticultura, se não é tão extensa como no passado, ainda tem esta atividade como uma das básicas de sua economia, aliada a horticultura. O clima da cidade, por estar abaixo das outras cidades serranas, é um pouco mais elevado, sendo semelhante ao da capital, mas sendo privilegiado pela vegetação que ali cerca, com uma temperatura que vai da máxima de 30ºC e da mínima de 24ºC. Baturité é detentor de uma das últimas reservas da Mata Atlântica do Ceará, perfeito para a prática do Ecoturismo.
Vista da cidade de Baturité do alto da serra, onde está localizado o Mosteiro dos Jesuítas
* Atrativos Naturais:
Com clima ameno e mirantes da cidade, Baturité conta com uma APA (Área de Proteção Ambiental), decretado em 18 de setembro de 1990, onde são preservadas a vegetação e fauna nativa da região. O lugar é ótimo para se fazerem trilhas ecológicas, caminhadas que fazem bem ao espírito, onde podemos sentir de perto a natureza, respirando um ar puro, longe do stress das cidades grandes. Em meio a bela paisagem, encontramos as Cachoeiras da Volta, do Frade, do Perigo e do Jordão. Existem ainda os Poços da Moça e da Panela.
* Atrativos Históricos/Culturais:
Sem dúvida ao chegar em Baturité notamos logo que a cidade tem muita história para contar. Como monumentos representativos da história da cidade, temos: a Igreja Matriz, de estilo colonial, que foi construída em 1764; a Estação Ferroviária, que foi umas das primeiras construídas no Ceará e que possuiu papel importante na economia cafeeira; a Via Sacra, com 365 degraus, representando o marco de sentimento religioso do povo de Baturité, onde a escadaria nos leva a uma imagem de Nossa Senhora no alto da serra; perto de lá está a Escola Apostólica dos Jesuíta, também conhecido como Mosteiro dos Jesuítas, com arquitetura belíssima que chama atenção de quem passa, até porque ali podemos ter uma bela visão da cidade de Baturité; a Casa do Comendador Ananinas Arruda, que é hoje um museu histórico; o Sítio Arqueológico Serra do Vicente; e ainda belos e amplos prédios e casarões como o Palácio Entre Rios, Prédio da Cultura, Galeria de Arte Olavo Dutra Alencar, entre outros que juntos constituem um rico acervo da História Regional.
Os atrativos culturais de Baturité são caracterizados por: rico artesanato em traçados de taboca, cipó-imbé e arranjos florais; o Auditório Comendador Ananinas Arrudas, com capacidade para 400 pessoas; a Biblioteca Paulo VI, do Colégio Nossa Senhora Axiliadora, que tem um acervo com mais de 3 mil livros; a Biblioteca Pública Senador Menezes Pimentel, com mais de 4 mil volumes; além de possuir um Grupo de Arte e Teatro, Cooperativa Artesanal e um Banda de Música.
As principais manifestações e tradições culturais são: FENEBE - Feira de Região do Maciço, em setembro; Feirarte de Baturité, em abril; Feira Livre; Exposição de Artesanato (móvel); Dia do Município, no dia 14 de abril; e a famosa Festa do Chitão, que acontece todo ano, onde existe a reunião de grande bandas de forró, atraindo pessoas da capital e de cidades próximas, transformando Baturité a grande sensação do mês de junho.
Estação Ferroviária de Baturité, uma das primeiras a ser construída no Estado do Ceará, caracterizada pela "Maria-Fumaça"
Igreja Matriz (1764) Escola Apostólica dos Jesuítas, mais conhecida como Mosteiro dos Jesuítas
Assinar:
Postagens (Atom)