quarta-feira, 20 de abril de 2011 By: Josianemaia

SERRA DO BATURITÉ- CE

BATURITÉ


A expressão Serra, com que designa Baturité, acaba por se constituir um pleonasmo, pois a toponímia, na suas origens indígenas, originária do tupi, significa Serra Verdadeira. Baturité tem como data de criação o dia 06 de agosto de 1763, com a instalação em 31 de março de 1764. A cidade fica no sopé do Maciço, numa altitude de 175m acima do nível do mar. Estando a 106km de Fortaleza, Baturité tem uma área de 347,30 quilômetros quadrados. Seu acesso se dá pelas CE-060 e CE-356. Limita-se ao norte com Pacoti, Redenção e Guaramiranga, ao sul com Itapiúna, à leste com Aracoiaba e à oeste com Mulungu e Capistrano.




À época da riqueza do café, foi município dos mais ricos do Estado. Conta hoje com uma população aproximada de 30 mil habitantes. Repleto de sítios, explora bem uma fruticultura, se não é tão extensa como no passado, ainda tem esta atividade como uma das básicas de sua economia, aliada a horticultura. O clima da cidade, por estar abaixo das outras cidades serranas, é um pouco mais elevado, sendo semelhante ao da capital, mas sendo privilegiado pela vegetação que ali cerca, com uma temperatura que vai da máxima de 30ºC e da mínima de 24ºC. Baturité é detentor de uma das últimas reservas da Mata Atlântica do Ceará, perfeito para a prática do Ecoturismo.


Vista da cidade de Baturité do alto da serra, onde está localizado o Mosteiro dos Jesuítas


* Atrativos Naturais:

Com clima ameno e mirantes da cidade, Baturité conta com uma APA (Área de Proteção Ambiental), decretado em 18 de setembro de 1990, onde são preservadas a vegetação e fauna nativa da região. O lugar é ótimo para se fazerem trilhas ecológicas, caminhadas que fazem bem ao espírito, onde podemos sentir de perto a natureza, respirando um ar puro, longe do stress das cidades grandes. Em meio a bela paisagem, encontramos as Cachoeiras da Volta, do Frade, do Perigo e do Jordão. Existem ainda os Poços da Moça e da Panela.







* Atrativos Históricos/Culturais:

Sem dúvida ao chegar em Baturité notamos logo que a cidade tem muita história para contar. Como monumentos representativos da história da cidade, temos: a Igreja Matriz, de estilo colonial, que foi construída em 1764; a Estação Ferroviária, que foi umas das primeiras construídas no Ceará e que possuiu papel importante na economia cafeeira; a Via Sacra, com 365 degraus, representando o marco de sentimento religioso do povo de Baturité, onde a escadaria nos leva a uma imagem de Nossa Senhora no alto da serra; perto de lá está a Escola Apostólica dos Jesuíta, também conhecido como Mosteiro dos Jesuítas, com arquitetura belíssima que chama atenção de quem passa, até porque ali podemos ter uma bela visão da cidade de Baturité; a Casa do Comendador Ananinas Arruda, que é hoje um museu histórico; o Sítio Arqueológico Serra do Vicente; e ainda belos e amplos prédios e casarões como o Palácio Entre Rios, Prédio da Cultura, Galeria de Arte Olavo Dutra Alencar, entre outros que juntos constituem um rico acervo da História Regional.
Os atrativos culturais de Baturité são caracterizados por: rico artesanato em traçados de taboca, cipó-imbé e arranjos florais; o Auditório Comendador Ananinas Arrudas, com capacidade para 400 pessoas; a Biblioteca Paulo VI, do Colégio Nossa Senhora Axiliadora, que tem um acervo com mais de 3 mil livros; a Biblioteca Pública Senador Menezes Pimentel, com mais de 4 mil volumes; além de possuir um Grupo de Arte e Teatro, Cooperativa Artesanal e um Banda de Música.
As principais manifestações e tradições culturais são: FENEBE - Feira de Região do Maciço, em setembro; Feirarte de Baturité, em abril; Feira Livre; Exposição de Artesanato (móvel); Dia do Município, no dia 14 de abril; e a famosa Festa do Chitão, que acontece todo ano, onde existe a reunião de grande bandas de forró, atraindo pessoas da capital e de cidades próximas, transformando Baturité a grande sensação do mês de junho.






Estação Ferroviária de Baturité, uma das primeiras a ser construída no Estado do Ceará, caracterizada pela "Maria-Fumaça"



Igreja Matriz (1764) Escola Apostólica dos Jesuítas, mais conhecida como Mosteiro dos Jesuítas


0 comentários:

Postar um comentário