terça-feira, 21 de junho de 2011 By: Josianemaia

RESUMO DO LIVRO TURISMO SUSTENTAVÉL E MEIO AMBIENTE.

CAPITULO 1
Fala sobre a contradição nas relações Homem e Natureza consiste principalmente nos problemas dos processos industriais criados pelo Homem. Esse processo é visto como gerador de desenvolvimento, empregos, conhecimento e maior expectativa de vida. Porém, o homem se afastou do mundo natural, como se não fizesse parte dele. Com todo esse processo industrial e com a era tecnológica, a humanidade conseguiu contaminar o próprio ar que respira, a água que bebe, o solo que provém os alimentos, os rios, destruir florestas e os habitats animais. Todas essas destruições colocam em risco a sobrevivência da Terra e dos próprios seres humanos.

CAPITULO 2fala que uma grande parte dos problemas ambientais ultrapassa dos limites , existindo a necessidade dos vários países chegarem a consensos sobre a melhor forma de proteger o ambiente global. Assim, existe uma enorme quantidade de acordos internacionais na área do ambiente, incluindo centenas de tratados, convenções, resoluções e diretivas.
Há diversos níveis de tratados, mais ou menos abrangentes, com ou sem compromissos objetivos, associados ou não a um calendário de metas a atingir. A comunidade internacional (ou pelo menos parte dela) despertou para a questão do aquecimento global no final da década de 1980. Como resultado desta preocupação foi adoptada em 1992 a Convenção-Quadro para as Alterações Climáticas durante a Cimeira da Terra, realizada no Rio de Janeiro. O principal objetivo deste acordo era conseguir estabilizar as concentrações de gases com efeito de estufa na atmosfera a um nível que impedisse uma interferência humana perigosa no clima do planeta.

CAPITULO 3
fala sobre  atividade turística que  cresce anualmente gerando renda e emprego que, muitas vezes,
representam a atividade econômica principal de determinada localidade. Esse crescimento
acarreta impactos, positivos e negativos, sendo esses últimos, quase sempre, em maior
freqüência. Daí a necessidade de sempre se encontrar alternativas que promovam a
sustentabilidade do local, sem que o espaço físico e sócio-cultural seja devastado. O
objetivo, ao se planejar o turismo sustentável, é procurar maximizar os impactos positivos
advindos do turismo e minimizar, ou eliminar, os impactos negativos.

CAPITULO 4

Fala que o Homem extrai da natureza seu sustento e os bens materiais de que necessita para
sobreviver, produzindoassimo impacto ambiental como uma necessidade  e com autorização
social e justificativa . A sustentabilidade consiste na possibilidade de manter um equilíbrio
eterno e sistêmico que permita a continuidade da vida nesse planeta. Existem  as organizações que  são sustentáveis quando atendem os interesses de seus proprietários e também da sociedade.
 A ética e as Leis criadas pelo homem é que
ditam,  os limites de sua atuação. Nossa legislação é omissa e confusa ao
conceituar dano ambiental, tendendo a confundí-lo com o impacto ambiental etica e
socialmente justificado.

CAPITULO 5

Fala sobre o
Ecoturismoque  é um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.
A atividade busca valorizar as premissas ambientais, sociais, culturais e econômicas e inclui a interpretação ambiental como um fator importante durante a experiência turística.
O ecoturismo utiliza os recursos naturais de forma sustentável, de maneira que permite ao usuário a sua reutilização.

CAPITULO 6
Fala sobre a importancia de áreas Naturais Protegidasque  são locais onde se desenvolvem de uma forma geral, atividades ligadas a conservação, pesquisa e lazer. Esse ambiente proporciona uma interação com a Natureza de cada região.

0 comentários:

Postar um comentário